top of page

CAÇADA DE INTOLERÂNCIA: Uma investigação jornalística sobre a violência policial contra terreiros durante as buscas por Lázaro Barbosa

 28 de junho de 2021 - A captura do Serial Killer.

Após 20 dias de buscas pelo criminoso, Lázaro é baleado e morto em Goiás. Procurado pela força-tarefa policial desde o dia 9 de junho após matar uma família em Ceilândia, no DF, aos 32 anos, Lázaro já tinha extensa ficha criminal, fugiu três vezes da prisão e era acusado de diversos crimes desde 2007.

---

No dia 9 de novembro de 2021, representantes de movimentos contra a intolerância religiosa se reuniram para debater o assunto: invasões aos terreiros de umbanda e candomblé, durante o caso Lázaro. Além disso, sobre a cobertura midiática. O debate traz uma reflexão sobre o papel da polícia e o atual jornalismo que vivemos!

Participaram da mesa: 

a) Pai Francisco Aires Afonso Filho Terreiro - Unidade Territorial Tradicional Tumba Nzo Jimona dya Nzambi - Águas Lindas de Goiás/GO. 


b) O advogado Elianildo da Silva Nascimento - Coordenador do Comitê Distrital de Diversidade Religiosa – CDDR.

c) Talaguibonan Arruda - Representante da Associação de Umbanda e Candomblé do DF e Entorno. 

d) Fotojornalista Luiz Alves, que também é Ogã (organizador de culto).

Confira o vídeo do debate na íntegra:

----

Em casos de crimes de discriminação, agressão ou ofensas contra religiões, liturgias e cultos,

o Disque Direitos Humanos (Disque 100) atua como um “pronto socorro” dos direitos humanos e atende graves situações de violações. O serviço funciona diariamente, 24 horas, por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel, bastando discar 100.

© 2023 por RéguaArquitetos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page